Vai ter Trans na UFMG sim!
Por Gustavo Pessali
“Pitty, travesti, indígena, aluna da transvest, aprovada em Ciências Biológicas na UFMG!
Foi na luta, na garra, no grito! Após o início do curso, recebemos a notícia de que a UFMG havia indeferido e rejeitado a matrícula da Pitty, alegando que os laudos e documentos que apresentamos não eram suficientes para enquadrá-la na política de cotas. Ficamos desoladas, nocauteadas. Imediatamente a ONG Transvest acionou seu núcleo jurídico, formado por pessoas maravilhosas que vivem e acreditam na advocacia popular, pessoas que transformam o privilégio em combustível de mudança e de justiça social. Entramos com mandado de segurança, e hoje veio a notícia vitoriosa: ficou comprovado que sim a Pitty se adequa à política de cotas e seu direito foi garantido liminarmente pelo Juiz!
Felicidade transborda! Parabens Pitty! Obrigada aos advogados Gustavo Pessali e Júlia Vidal. Obrigada pela militância Thales Santos. E um SUPER obrigada aos maravilhosos Pedro Estrada, Matheus Couto, Montívia e Lucas Calixto que nos presentearam com esse vídeo lírico e político. Sensibilidade e engajamento no olhar. Por um mundo por mais pessoas como vocês! A família transvest agradece! Beijos das travestis!”
A Valente Reis Pessali Sociedade de Advogados também faz parte desta história!
Há duas semanas fomos procurados pela equipe da TransVest que nos contou a trajetória de luta e superação da companheira Pitty Negreiros Picardi! Ficamos muito felizes com sua aprovação no ENEM para o curso de biologia e absolutamente indignados com o indeferimento de sua matrícula e registro acadêmico pela UFMG.
Imediatamente nos pusemos a trabalhar e impetramos um Mandado de Segurança, pois estávamos convictos de que Pitty fazia sim jus a ser beneficiada pela lei de cotas e de que a decisão, por sua motivação, era ilegal. O resultado saiu ontem: a liminar foi deferida, determinando sua matrícula imediata!
Vai ter trans na UFMG sim! Vai ter indígena na UFMG sim!
Vamos continuar lutando por justiça e vamos celebrar cada vitória em meio à maré de golpes que estamos sofrendo. É preciso estar atento e forte: nós estamos!
Assista o vídeo em nossa página:
https://www.facebook.com/valentereispessali/