Valente Reis Pessali Advocacia e Consultoria

5 motivos para fazer consultoria tributária para pequenas empresas

Quando se inicia um negócio tudo o que o empresário quer é evitar gastos e aumentar seus ganhos. Pode parecer estranho, então, contratar uma consultoria tributária preventiva para pequenas empresas, porque isso seria um custo. Mas será verdade isso?

Existem muitos relatos de proprietários de pequenas empresas que negligenciam a realização de uma análise tributária aprofundada por entender que esse custo prejudicaria as contas da empresa. No entanto, fazer um bom planejamento pode permitir que a empresa simplifique a sua carga tributária, reduzindo os custos e aumentando a competitividade do negócio.

Em outros casos, o adequado enquadramento tributário evita surpresas indesejadas no futuro. A falta de orientação adequada pode gerar uma bola de neve de dívidas com o Estado.

Nesse sentido, a consultoria tributária é um serviço que consiste em contratar um consultor para analisar seu negócio e indicar pontos de melhoria, te ajudando a tomar decisões fiscais com segurança.

Dessa forma, um escritório de advocacia especializado em direito tributário fará um diagnóstico de como está sua empresa hoje, principalmente com relação aos pagamentos dos tributos e a toda a parte tributária, de forma a verificar o que pode ser melhorado.

Veja abaixo alguns motivos para fazer uma consultoria tributária e não se arrepender disso.

01. Sua empresa pode pagar menos impostos

O sistema tributário brasileiro é complexo e cheio de leis específicas, e muitas vezes os empresários pagam impostos de forma indevida, ou não sabem que têm direito a benefícios legais que podem diminuir os seus custos com tributos. A consultoria vai te ajudar a verificar se esses pagamentos de impostos estão corretos ou não e elaborar estratégias dentro da lei para diminuir a carga tributária.

02. Você vai descobrir se escolheu o regime tributário correto

No Brasil, temos três regimes tributários principais: o Simples, Lucro Presumido e Lucro Real. Esses regimes se referem à forma de cobrança de impostos de cada empresa, observando vários fatores inerentes ao negócio, tais como porte, tipo de atividade realizada, faturamento, etc.. Para pequenas empresas o Simples, por exemplo, é considerado enquadramento que pode trazer benefícios interessantes, por simplificar os tributos pagos por microempresas e empresas de pequeno porte, que faturam até 4,8 milhões.

03. Você se sentirá mais seguro para tomar decisões

A Consultoria preventiva tributária estará ao seu lado para te mostrar a realidade da situação da sua empresa, através de diagnósticos, dados, informações e mediante a análise desse material, te oferecer estratégias e caminhos possíveis para seu negócio.

04. Sua empresa terá menos problemas em razão de ações preventivas

Existe um ditado popular bem famoso que diz que “prevenir é melhor que remediar”. Identificar de forma preventiva problemas ocorridos pelo pagamento incorreto de tributos, multas ou até execuções fiscais que podem vir pelo não pagamento são medidas preventivas importantíssimas para reduzir o impacto sobre o caixa da empresa, bem como buscar soluções imediatas para que tais erros não aconteçam novamente no futuro.

05. Você pode crescer seu negócio ao diminuir os custos da sua operação

Depois de identificar a situação da empresa no diagnóstico, verificar a forma atual de pagamento de tributos e enquadramento tributário, ver os possíveis erros de pagamento e tomar decisões estratégicas para correção e prevenção de problemas, a empresa poderá ter uma redução significativa de despesas e por consequência, ter dinheiro sobrando para poder reinvestir no negócio. Assim, poderá crescer de forma estruturada, segura e totalmente amparada em razão da consultoria contratada.

É nítido, portanto, que uma consultoria tributária preventiva não representa uma despesa, mas um investimento necessário que pode ajudar a alavancar os ganhos da empresa, de forma legal e totalmente embasada.

Se você é empresário e quer entender sobre consultoria tributária preventiva para pequenas empresas, ou mesmo médias e grandes, entre em contato com a Valente Reis Pessali Sociedade de Advogados. Nós podemos tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Emanuele Silva - Advogada Associada Plena II

Emanuele Silva

Advogada Associada Plena II

Emanuele Gomes da Silva é pós-graduada em Direito e Processo Tributário pela Faculdade CERS e bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).