Valente Reis Pessali Advocacia e Consultoria

Qual a importância da assessoria jurídica para profissionais da área cultural?

A área cultural demanda uma assessoria jurídica especializada para auxiliar artistas, produtores(as) e gestores(as) culturais; empresas e entidades do terceiro setor; editoras e escritores(as), dentre outros profissionais da área a desenvolverem seus projetos artísticos e contratos com informação, segurança e adequação às leis vigentes. 

A partir da atuação do escritório Valente Reis Pessali neste assessoramento, apresentamos duas possibilidades de atuação jurídica na área da cultura e a sua importância: 

Assessoramento em projetos culturais 

O acompanhamento jurídico na elaboração e execução de projetos culturais auxilia artistas com consultoria na formatação e adequação dos seus projetos para busca de recursos públicos ou privados. No ano passado, a Lei federal nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, determinou auxílios específicos para os profissionais da cultura em contexto de pandemia e isolamento social. 

A assessoria jurídica dos candidatos e contemplados por editais na área da cultura é importante desde a adequação dos projetos inscritos, o acompanhamento de trâmite administrativo e diligências necessárias durante a implementação, até a organização orçamentária do projeto e seus relatórios finais de prestação de contas. 

As leis de fomento têm previsão de prestação de contas ao poder público que obedecem a regras formais específicas, que comprovam a adequada aplicação dos recursos. Erros na prestação de contas podem levar os artistas ao cadastro de inadimplentes e até impedir a participação em outros editais. 

Discussões contratuais

O contrato é o instrumento entre as partes que determina a forma de prestação de serviços, com prazos, objetivos, condições e penalidades na hipótese de não observância do acordado. 

É importante que profissionais da cultura tenham contratos bem redigidos de acordo com suas particularidades. No caso de não cumprimento do contrato entre as partes, é possível discutir as cláusulas de distrato e indenização moral e material no âmbito judicial. 

Ficou com dúvidas? Entre em contato para entender melhor a sua situação e as medidas cabíveis, a Valente Reis Pessali Sociedade de Advogados pode ajudar. 

Equipe VRP

Os artigos produzidos por advogados e advogadas especialistas em diversas áreas do direito que colaboraram com a produção dos conteúdos do Blog da VRP Advocacia e Consultoria.