Como fazer inventário e partilha em cartório?

O que é inventário? Inventário é o procedimento por meio do qual são elencados os bens, os direitos e as dívidas da pessoa falecida para que as obrigações por ela deixadas sejam cumpridas e, caso seja apurada herança, ela seja dividida entre os herdeiros. É possível realizar o inventário sem entrar na justiça? Sim. Existe […]

O que é inventário?

Inventário é o procedimento por meio do qual são elencados os bens, os direitos e as dívidas da pessoa falecida para que as obrigações por ela deixadas sejam cumpridas e, caso seja apurada herança, ela seja dividida entre os herdeiros.

É possível realizar o inventário sem entrar na justiça?

Sim. Existe a possibilidade de, nos casos em que os herdeiros estejam de acordo com a partilha de bens e de que não haja interesse de incapazes, o inventário seja feito em qualquer cartório de notas. Nessa hipótese, estando os documentos em ordem, o procedimento tende a ser muito mais célere, sendo resolvido em questão de meses.

É preciso salientar, ainda, que a escritura de inventário lavrada no cartório tem a mesma força de uma sentença judicial.

Ainda preciso acessar algumas informações, como saldo em conta bancária, mas não tenho acesso a elas. O que fazer?

Assim que é aberto o inventário extrajudicial é feita a nomeação de inventariante, que terá acesso a um documento que lhe permitirá diligenciar em nome dos herdeiros em instituições bancárias, INSS e quaisquer outros órgãos e instituições às quais o falecido era vinculado e possuía algum bem. Com isso, será possível saber exatamente qual o patrimônio a ser partilhado e resolver pendências que tenham sido deixadas.

Posso fazer sozinho meu inventário extrajudicial?

Não. Mesmo no caso de inventário extrajudicial, será necessária a participação de um advogado, que poderá ser o mesmo para todos os herdeiros. Ele será o responsável por conduzir o processo, tirando as dúvidas que porventura surjam e orientando na obtenção dos documentos, pagamento dos tributos devidos e elaboração da escritura.

Qual o imposto incidente sobre a herança?

Sobre a herança incide o Imposto de Transmissão Causa Mortis, que no estado de Minas Gerais tem a alíquota de 5%. Para conseguir desconto de 15% sobre esse valor, é preciso realizar a Declaração de Bens e Direitos na Secretaria da Fazenda no máximo 90 dias após o óbito. 

Você acredita que o caso de sua família poderá ser resolvido amigavelmente pela via cartorária? A Valente Reis Pessali Sociedade de Advogados tem experiência na área e poderá ajudá-lo. Entre em contato

Gustavo Marques Pessali - Advogado Sênior e Sócio Fundador

Gustavo Pessali

Advogado sênior sócio fundador

Gustavo Pessali Marques é mestre em Sociologia Jurídica e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com formação complementar em Direitos Humanos pela Université de Lille, na França, e na Universidad de Buenos Aires, na Argentina.