Valente Reis Pessali Advocacia e Consultoria

Dia 08 contra a violência

Para além de flores, mensagens carinhosas, promoções e descontos, o Dia 08 de março deve ser lembrado (e celebrado) como um dia de luta contra as violências sofridas pelas mulheres no cotidiano, em casa, no ambiente de trabalho, na rua.

O que a nossa realidade nos mostra é que não são os direitos e as comemorações que permeiam a vida das mulheres, mas a violência cotidiana. O Mapa da Violência de 2015, sobre o homicídio de mulheres no Brasil, informa que a cada 4 minutos, uma mulher é vítima de violência sexual, física ou psicológica no país. Até 2013 eram 13 assassinatos de mulheres por dia. Os números são estarrecedores. Também vivemos com uma ameaça constante aos nossos direitos sexuais e reprodutivos, com uma diferença salarial gritante entre homens e mulheres e com a subrepresentação política nas esferas executivas e legislativas do país.

Contudo, nós triunfaremos. Temos instrumentos jurídicos e judiciários, além de políticas públicas e ONGs que nos ajudam no combate às violências contra as mulheres.

A citação da foto é da escritora e poeta estadunidense Maya Angelou, e foi retirada do poema Still I rise (Ainda assim eu me ergo) e na nossa tradução livre pode ser:

“Você quer me ver quebrada?
Cabeça arqueada e olhos baixos?
Ombros caindo como lágrimas.
Enfraquecida por meus gritos de alma.

Você pode me matar com suas palavras,
Você pode me cortar com seus olhos,
Você pode me matar com seu ódio,
Mas ainda, como o ar, eu levanto”.

Mariane Reis Cruz - Advogada Sênior e Sócia Fundadora

Mariane Reis Cruz

Advogada sênior sócia fundadora

É mestra e bacharela em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com formação complementar em Direito e Políticas Públicas pela Université de Lille, na França, e Humanidades pela Universidad de la República, no Uruguai. É também bacharela em Letras pela UFMG.